Profissionais da Saúde começam Cursos de Especialização do Hospital Sírio Libanês

Madeira ressaltou a importância de ter os servidores da saúde administrada por ele, participando desta formação
 O município de Imperatriz foi contemplado com três especializações, oferecidas pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS do Ministério da Saúde (PROADI). As aulas começam na próxima semana e a abertura oficial dos cursos aconteceu ontem (25) no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Participaram da solenidade o Prefeito Sebastião Madeira, a Gestora de Aprendizagem do Hospital Sírio Libanês, Ana Maria Rabelo, a Gestora Regional de Saúde, Antonia Iracilda, o Médico Irisnaldo Felix representando a secretária de Saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, além dos facilitadores dos cursos que receberam formação na primeira etapa do projeto em setembro.

Ao dar as boas vindas aos especializandos, Madeira ressaltou a importância de ter os servidores da saúde administrada por ele, participando desta formação. “Muito oportuno, porque todos nós sabemos o problema do Maranhão, principalmente aqui de Imperatriz que é um polo, e tem o ônus de receber pessoas de toda a região, mas não tem o bônus do recurso completo para resolver os problemas e claro que com mais gente preparada, capacitada, vai ser mais fácil gerir o pouco que temos”,

Participam dos cursos profissionais da saúde tanto do setor público quanto privado. Vale ressaltar que no Maranhão, apenas São Luis e Imperatriz foram contempladas com as especializações. “Aqui no município 120 profissionais serão capacitados em Gestão da Vigilância em Saúde; Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde e Regulação em Saúde”, explica Anne Danielle, Assessora de Planejamento e Projetos Especiais da SEMUS e uma das facilitadoras.

Para Irisnaldo Felix, as especializações representam “uma grande oportunidade não só para Imperatriz, mas toda a região, que é a formação de pessoas ligadas diretamente na gestão e também das pessoas que põe em prática o que a gestão determina. “É de grande importância porque as pessoas serão formadas e terão aumento de conhecimento em relação às temáticas abordas fazendo com que seja implementada uma melhoria na saúde pública da nossa região”, frisou o médico.

Quanto à metodologia, é válido ressaltar que as aulas serão ministradas por meio de videoconferências com encontros presenciais uma vez ao mês e atividades a serem desenvolvidas por meio de loguin e senha no portal do Instituto Sírio Libanês. Ana Maria Rabelo destacou que Imperatriz só tem a ganhar com as especializações que segundo ela oportunizam possibilidades de transformação das práticas educacionais dentro do Sistema Único de Saúde. “Além disso, com estas formações, os profissionais começam a perceber as coisas a partir de um novo olhar, que lhes mostra ele pode participar das mudanças positivas em seu ambiente de trabalho”.




[Maria Almeida – ASCOM]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.