Carnaval: Vendedores Ambulantes são orientados pela Vigilância Sanitária

As informações repassadas giram em torno de um Serviço de Alimentação Segura nos quatro dias da folia

Visando o bem estar da população por meio do trabalho preventivo, as equipes da Vigilância Sanitária do Município estiveram ontem (03) na Praça da Cultura orientando os vendedores ambulantes que vão comercializar alimentos no período de carnaval. O objetivo é capacitar os comerciantes e evitar problemas referentes a intoxicação alimentar, segundo explica a coordenadora do Núcleo de Alimentos do Órgão, Stefanne Jorge.

“Todas as orientações aqui repassadas são em torno da maneira correta de acomodação e manuseio dos alimentos, que tipo de molhos devem usar e também sobre higiene pessoal dos vendedores que inclui até mesmo a forma deles estarem apresentados, como por exemplo, limpos, usando toucas e aventais”, informa Stefanne ao ressaltar que na oportunidade eles estão assinando um termo se comprometendo a seguir as normas.

Segundo a coordenadora, o termo servirá também como cadastro para manter o contato com os vendedores. “Durante todo o ano realizamos palestras e capacitações voltadas para os diversos seguimentos de comercio alimentício da cidade, então a partir dessas fichas nós entraremos em conato com eles para que possam está se qualificando e oferecendo uma comida cada vez melhor para o imperatrizense”, ressalta.

Entretanto, de acordo com a coordenação da Vigilância, vale ressaltar que todas as orientações repassadas durantes os dois dias será cobrado no circuito da folia, pois os fiscais do órgão estarão vistoriando as barracas de comida comercializadas durante os quatro dias de carnaval no circuito Praça da Mané Garrincha – Praça da Cultura.

Portanto, é necessário que os ambulantes estejam atentos quantos aos cuidados necessários, pois dependendo do agravo encontrado, ele pode sofrer diversas sansões, entre elas, ser multado, ter a barraca apreendida ou perder a credencial de vendedor ambulante nas festas proporcionadas pela Prefeitura. Para auxiliá-los nos esclarecimentos, durante a ação a Vigilância distribuiu um ‘Guia Prático para um Serviço de Alimentação Segura’, baseado na Resolução RDC Nº 216/2004.

Maria Almeida/ASCOM

Principais Orientações:

Manter o Ambiente limpo:
 Deixe a área das mesas e cadeiras bem limpas e organizadas.
 Manter a limpeza das facas, garfos, colheres, bandejas e copos que serão utilizados para servir os alimentos.
 Utilize água corrente para lavagem.
 Evite utensílios enferrujados.

Higiene dos Manipuladores:
 Esteja sempre limpo, tome banho diariamente. Use cabelos presos e com redes ou toucas. Não use barba.
 Retire brincos, pulseira, anéis, aliança, colares, relógio e maquiagem.
 Mantenha as unhas curtas e sem esmalte.
 Preste atenção para não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar demais ou mexer em dinheiro durante o manuseio com os alimentos.
 Se estiver doente ou com cortes e feridas, não manipule os alimentos.
 Faça sempre os exames periódicos de saúde.

Conservação dos Alimentos:
- Armazene imediatamente os produtos congelados e refrigerados e depois os produtos não-perecíveis.
 Os locais de armazenamento devem ser limpos, organizados, ventilados e protegidos de insetos e outros animais.
 Não use e não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito.
- Limpe as embalagens antes de abri-las.

Coleta de Lixo:
- Durante a utilização dos óleos e gorduras pode haver alterações no cheiro, sabor, cor, formação de espuma e fumaça. Esses sinais indicam que o óleo deve ser trocado imediatamente.
- Armazene o alimento a ser transportado em vasilhames bem fechados. Os vasilhames devem estar identificados com: o nome do alimento; a data de preparo; o prazo de validade
- O lixo deve ser descartado em coletores com acionamento de pedal, e retirado sempre, através de sacos de lixo.

- Manter o lixo longe do contato com os alimentos que serão servidos

[Maria Almeida]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.