Projeto de Alfabetização beneficia usuários da Saúde Mental



Pais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS´s) de Imperatriz ganharam mais um reforço na terapêutica desenvolvida para reintegração das pessoas com transtorno mentais a sociedade. Implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) há nove meses, o ‘Letramento’ atende a toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e visa alfabetizar pacientes e familiares que apresentam dificuldades em ler e escrever.

A pedagoga Rita Brito, que faz parte do projeto explica que diversas ações são direcionadas, e atende de forma segmentada as necessidades dos usuários da saúde mental. Ela ressalta que na metodologia adotada, as pessoas são atendidas tanto em turmas de pequenos grupos quanto de forma individual, para que seja atendida as necessidades específicas de cada um.

“Com eles nós desenvolvemos ações educativas, integradoras do sujeito com a sociedade, a través da leitura e da escrita, possibilitando aos usuários e seus familiares a compreenderem a importância da comunicação por meio dos códigos da linguagem escrita, possibilitando que ele faça uso disso no seu dia –a – dia e tenha uma melhor interação com a sociedade”, esclarece Rita.

Vale ressaltar que as atividades do projeto compreendem oficina de alfabetização, letramento e educação popular em saúde por meio de aulas, teatro, música e artesanato.  “As aulas são realizadas nos próprios CAPS´S, em horários marcados previamente de acordo com as necessidades e disponibilidade dos pacientes, sendo que são realizados encontros diários com 2 horas de duração”, informa o coordenador da Saúde Mental, Alberto Clésio.

Marlene Lima, uma das idealizadoras do projeto acrescenta que “todas as atividades realizadas estão voltadas para a construção do saber através do letramento, que tem por objetivo formar cidadãos capazes de ler e interpretar a escrita para que dessa maneira possam se desenvolver. Para isso, dispomos de diversos profissionais contratados pela SEMUS especificamente para colocar em prática este projeto que é de suma importância para nossos usuários”, ressalta a Assistente Social.

“Ações como essas servem para valorizar e resgatar no individuo, valores que entraram em decadência pela banalização da conduta à ética do ser humano, por isso, nós enquanto  gestão apoiamos e promovemos projetos como estes”, destaca a secretária de Saúde Conceição Madeira.

Alem do projeto de alfabetização, são desenvolvidos outros, como teatro, música e artesanato. Vale ressaltar ainda que como parte de execução do Letramento os participantes receberão  Certificados de conclusão  e haverá inclusão no EJA – Educação de Jovens e Adultos dos pacientes que apresentarem essa possibilidade.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.