Evento em ITZ busca sensibilizar tratamento sobre tabagismo
O seminário será realizado hoje (4), no auditório da Secretaria de Saúde.
Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

T
L
IMPERATRIZ - Na manhã desta quarta-feira (4), será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), um seminário com palestras ministradas por especialistas, sobre a cura do tabagismo.
As ações são referentes a campanha iniciada no último dia 31 de maio, dia em que, o mundo inteiro lembra o combate ao tabagismo.
A data instituída “Dia Mundial sem Tabaco” foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco.
Em Imperatriz, toda a programação é desenvolvida através da (Semus) e o centro de Apoio Psicossocial- Álcool Drogas (Caps-AD III).
Segundo um dos organizadores do evento, Alberto Clésio, foram realizadas uma programação de três dias de atividades, e hoje, será ministrada a palestra de prevenção do tabaco com equipe multiprofissional do Caps- AD.
“Estamos convidando a sociedade a se sensibilizar para o tratamento. Aqui em Imperatriz, não existe uma estatística, porque algumas pessoas, pensam que tabagismo não é uma doença. Mas, quem quiser ajuda pode procurar o Caps-AD III, no Parque Anhanguera. Temos uma equipe especializada que vai da nutricional a orientações médica”, informa Alberto Clésio.
Panfletagem
Hoje no período da tarde equipes da Semus estarão distribuindo panfletos informativos e adesivando carros e motos, no Centro de Imperatriz.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, os cigarros contêm, ainda, 4.720 substâncias tóxicas. Em todo o país, estima-se que cerca de 290 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência ao tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Você sabia que:
Para cada 300 cigarros fabricados, uma árvores é queimada;
Um maço de cigarros por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias;
O cigarro, levado pela chuva para rios, lagos e oceano prejudica peixes e aves marinhas;
As pontas de cigarros lideram os itens mais coletadas nas praias, balneários e rios e corresponde até 50% de todo lixo coletado em ruas e rodovias;
Guimbas de cigarro quando descartadas acesas provocam 25% de todos os incêndios no planeta;
Filtros de cigarro demoram cerca de 25 anos para se decompor;
Agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha do tabaco;
Crianças fumantes passivos (filhos de pais fumantes) apresentam maior possibilidade de contrair pneumonia, bronquite, otite e asma;
Mesmo quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco, corre risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves;
A respiração, fôlego e batimentos cardíacos começam a voltar ao normal após o 1º dia sem fumar.
Nenhum comentário: