Equipe do programa Consultório na Rua de Imperatriz participa de Curso de Aperfeiçoamento em Maceió

Considerada referência da Região Norte/Nordeste, o Consultório foi escolhido como modelo no curso realizado com a participação de 21 Estados da Federação
Equipe do Consultório na Rua de Imperatriz - Referência na região Norte/Nordeste

A equipe do programa Consultório na Rua de Imperatriz participou do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua – ênfase nos Consultórios na Rua. Realizado nos dias 15, 16 e 17 deste mês em Maceió, capital de Alagoas, o evento contou com a participação de seis integrantes da equipe do Consultório na Rua de Imperatriz e um do Centro POP – que foram aprovados em processo seletivo que escolheu 410 participantes em todo o país.
Foram disponibilizadas 447 vagas distribuídas aos municípios que possuem o Consultório na Rua e Consultório de Rua, em funcionamento até março de 2014.  Foram selecionados participantes de praticamente todos os Estados da Federação – 21; e o Ministério da Saúde nomeou a equipe de Imperatriz como modelo para os demais devido aos trabalhos desenvolvidos na cidade. E por isso o Consultório na Rua foi escolhido como um dos municípios para estudo de caso.
A coordenadora do Programa Consultório na Rua em Imperatriz, Claudilene Fortaleza, ressalta que o curso foi de grande valia para aprimoramento das atividades realizadas no dia – a – dia e serviu para reconhecer os trabalhos ampliados pela Secretaria Municipal de Saúde nessa área. “Foi uma troca de experiências para fortalecimento da rede de cuidado á pessoa em situação de rua. E ter servido como modelo para mais de 20 estados que estavam presentes dentro dessa rede, nos mostra que estamos no caminho certo”, ressalta a coordenadora.
O curso promovido pelo Ministério da Saúde e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) tem como objetivo qualificar as equipes multiprofissionais para a atenção integral às pessoas em situação de rua; contribuir com a articulação da rede SUS e da rede SUAS; além de formar multiplicadores de boas práticas na atenção integral e essa população. Sua duração foi de 180h (sendo organizado em 100h a distância e 80h presenciais)
Equipe do Consultório na Rua que participou do evento: Claudilene Sousa Fortaleza – Coordenadora; Ana Paula Alves de Carvalho – Enfermeira; Cleiton Andrade Barbosa – Agente Social; Cristiane Conceição dos Santos – Técnica de Enfermagem; Maria Helena dos Santos Rocha – Técnica em Enfermagem e as Assitentes Social Nayara Januario Costa Nóbrega e Suzy Rejane de Albuquerque Sousa.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.