Cadeiras de rodas são entregues pelo Sistema Único de Saúde em Imperatriz

Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o Programa Órtese e Prótese do Município disponibiliza cadeiras de rodas para pacientes com mobilidade reduzida 

Viviane Nóbrega, Coordenadora Programa Crack é Possível Vencer, representando Conceição Madeira juntamente com Marlene Maranhão e beneficiados

Acompanhado da esposa Luzia Carvalho, o aposentado Antonio Carvalho da Silva chegou na secretaria nas primeiras horas  da manhã, empolgado para receber suas ‘novas pernas’ – como ele classificou a cadeira de rodas que recebeu. Vítima de Acidente Vascular Cerebral, o aposentado teve o movimento dos membros inferiores reduzidos ao cair dentro de casa e quebrar o fêmur.

Ao falar da importância de receber a cadeira o aposentado metaforizou: “Bom demais, estou muito satisfeito. É a mesma coisa de dizer que chegou o remédio na casa do doente!”. Muito simpático, informou ainda que nem acreditava que receberia devido ‘ser de graça’, e enquanto esperava, ele se locomovia com ajuda de muletas ou em uma cadeira de rodas que pegou emprestada de um vizinho.

A previsão é que até o fim do ano sejam entregues mais de 60 cadeiras de rodas, além das que foram entregues na manhã de ontem (20), no auditório da SEMUS. A informação é da Coordenadora do Programa Órtese e Prótese, Marlene Maranhão, que ressaltou o empenho do Prefeito Sebastião Madeira e da Secretária Conceição Madeira em manter o programa que segundo ela beneficia centenas de pessoas anualmente em Imperatriz e região.

“O processo licitatório para aquisição das novas cadeiras que serão entregues na próxima etapa já aconteceu, e o fornecedor garantiu que antes de dezembro elas chegarão, assim como as próteses que também foram licitadas”, explicou Marlene.  Ela esclareceu ainda aos usuários do SUS presentes no auditório, como é que funciona todo o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras.

“Nós não podemos fazer compra por dispensa de licitação, e este processo só pode ser feito a partir de uma quantidade X de equipamentos, nós fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira. E ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, justificou a coordenadora.

Ao se pronunciar, um rapaz que esperava disse que entende a demora, porque sabe que os procedimentos exigidos são necessários para a transparência do processo e ressaltou a importância da cadeira para o seu pai. “É um progresso. Facilita demais a vida da gente”, frisou o jovem filho do beneficiado Francisco Rodrigues que ficou paraplégico depois que foi atingido por uma bala nas costas ao reagir a um assalto.

O Programa Órtese e Prótese do Município que funciona no Prédio do Centro de Saúde Três Poderes, atende a 45 cidades da regional, e vem devolvendo alegria a diversos pacientes que vêem nesse programa a oportunidade de ter seus movimentos recuperados por meio da tecnologia, seja usando uma prótese ou com auxílio de uma cadeira de rodas. Em sua maioria eles perderam seus membros (inferiores ou superiores) e não tem condições financeiras de adquirir uma prótese por conta própria.

Cadeiras entregues ontem

Casal Antonio Carvalho da Silva e Luiza Carvalho recebendo sua cadeira





Maria Almeida 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.