Caminhada 'Outubro Rosa' reuniu centenas de mulheres em Imperatriz

Com participação da AMPARE, Avon, São Rafael e Oncoradium Secretaria Municipal de Saúde mobilizou a população para participar do evento


A concentração começou a partir das 7h da manhã na Praça de Fátima e saiu seguindo pelas Ruas Simplício Moreira, Luis Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e seguiu até a Praça Brasil.
A Secretária de Saúde, Conceição Madeira que tem participado ativamente de todas as ações desenvolvida na campanha, se fez presente e ressaltou a importância da parceria com as entidades que convivem diariamente com o drama dos males que causam o câncer.

 “É importante que todos juntem-se a nós nessa batalha, assim como tem feito a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE), Oncoradium, Avon e Hospital São Rafael que desenvolvem um belíssimo trabalho no que se refere ao tratamento do câncer e apoio aos pacientes adoecidos. Venham conhecer melhor as causas dessa luta participando conosco dessa caminhada!”.

Considerada a principal mobilização dentre as ações realizadas durante o mês de outubro, a caminhada reuniu centenas de mulheres, homens, jovens e adultos entre lideranças e pessoas da sociedade civil que tem em comum um único objetivo: incentivar a prevenção do câncer – doença que mata milhares de mulheres anualmente no Brasil. 

O movimento visa chamar a atenção da sociedade para a importância da realização dos exames preventivos, tendo em vista os índices alarmantes da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. No Brasil, cerca de 50 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano.


Vale ressaltar que tamanha mobilização justifica-se pelo fato do diagnóstico precoce do câncer, propiciar até 95% de chance de cura da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz disponibiliza aos usuários da Rede Pública de Saúde, além dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde que totalizam mais 40 no município, a Unidade Móvel de Oncológica que proporcionam a realização de milhares de exames de prevenção de variados tipos de câncer: Cólo do útero, Mama, Próstata e Pele.









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.