Hospital Municipal de Imperatriz recebe novos residentes

Equipe de residentes que iniciaram em março de 2014 acompanhada do coordenador da Clínica Médica do Programa, Irisnaldo Felix


O HMI recepcionará os novos "residentes" de Clínica Médica e Cirurgia Geral na manhã desta terça feira (03) às 07h na sala de estudos da Residência Médica – localizada nas dependências do Hospital Municipal Infantil. Credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) como Hospital de formação, o pronto socorro recebe nessa etapa mais quatro aprovados no seletivo da Residência Médica 2015.

A informação é do médico e coordenador da Clínica Médica do Socorrão, Irisnaldo Felix. Segundo ele, funcionando há um ano Residência Médica do Socorrão exerce um papel fundamental para formação do médico especialista. “O HMI é o centro de referência de média e alta complexidade da macrorregião de Imperatriz e grande parte do bico do papagaio, por isso, proporciona aos seus Residentes todos os meios e instrumentos necessários para uma formação especializada de excelência”. Ressalta.

Instituída em março de 2014 pelo parecer 395/2014 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o programa de residência do Socorrão oferece quatro vagas anualmente por meio de processo seletivo; e tem duração de dois anos em regime de tempo integral, com estágios em forma de rodízio nas diversas especialidades do serviço de Clínica Médica e de Cirurgia Geral.

“Quatro residentes estão atuando no Hospital Municipal desde março de 2014. Com a recepção dos novos selecionados teremos oito residentes no HMI. Todos selecionados por meio de prova realizada pela Comissão de Residência Médica (COREME) da Universidade Federal do Maranhão” enfatiza a secretária de Saúde Conceição Madeira, ao falar do processo de seleção dos médicos.

Segundo a secretária, o HMI dispõe de uma equipe altamente competente composta por diversos especialistas, dentre eles nefrologistas, cardiologistas, endocrinologista, infectologistas entre outros – o que enriquece o aprendizado do residente. “Além disso, a abrangência de atendimento do nosso hospital o torna um ambiente bastante movimentado que recebe pacientes com todos tipos de patologias, o que oferece uma variabilidade de patologias a serem estudadas pelos médicos”, ressalta.

Sobre a Residência:                                              

Modalidade de ensino de pós – graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional considera o padrão “ouro” da especialização médica. A Residência de Clínica Médica do HMI instituída pelo parecer 395/2014 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), tem duração de dois anos em regime de tempo integral, com estágios em forma de rodízio nas diversas especialidades do serviço de Clínica Médica.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.