Atividades Físicas e Educativas atraem cada vez mais usuários a Academia da Saúde da Beira Ri

as Academias da Saúde são uma oportunidade das pessoas readequarem seu estilo de vida trocando o sedentarismo por atividades físicas programadas
Passada por reestruturação recentemente com a cobertura da área destinada a realização de práticas corporais, a Academia da Saúde pólo Beira tem se tornado uma das principais opções de espaço para praticar Exercícios Físicos. Há aproximadamente dois anos a academia beneficia idosos, jovens, adultos e crianças que utilizam o espaço sob a orientação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

O público que tem crescido nos últimos meses é formado por pessoas que buscam manter uma vida mais saudável por meio das atividades físicas, e encontram na Academia o auxílio necessário no que se fere a orientação e acompanhamento dos exercícios.  “excelente os treinos orientados pelos profissionais daqui, eu faço e recomendo!”, indica Cimei Paixão, frequentadora da Academia.

A coordenadora da Academia, Rosélia Albuquerque explica que desde que as atividades foram retomadas após o recesso em função de licença e férias de uns servidores, centenas de usuários tem procurado o espaço para participar das atividades disponibilizadas. “Diariamente oferecemos Aeróbica, Treinamento Funcional, Ginástica Localizada, Alongamento e Atividades Educativas voltadas para Saúde Sexual, Saúde Muscular e Saúde Nutricional, com aulas sempre lotadas”, informa.

De acordo com a coordenadora o atendimento inicia a partir das 16h com a oferta de Avaliação Física e Nutricional que são disponibilizadas até as 20h. “As modalidades praticadas na academia são diversificadas e incluem ainda caminhadas supervisionadas, avaliação postural, teste de glicemia e aferição da pressão arterial; além das atividades físicas diariamente das 18h às 19h”, acrescenta.

Segundo a Secretária de Saúde Conceição Madeira, “para manter as atividades na Academia é disponibilizado pela Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) uma equipe de profissionais composta por Nutricionistas, Psicólogo, Fisioterapeuta, Educador Físico e Assistente Social, que cumprem expediente de segunda a sexta feira, no turno vespertino”, afirma.       
     
Ela ressalta que a Secretaria faz questão de manter o programa, porque vê nas Academias da Saúde uma oportunidade das pessoas readequarem seu estilo de vida trocando o sedentarismo por atividades físicas programadas. “É uma estratégia para estimular o aumento da prática exercícios físicos na população com disponibilização de profissionais qualificados que estimulam modos de vida saudáveis nestes ambientes, e dessa forma provemos mais saúde”, frisa a secretária.

Vale ressaltar que para participar das atividades da Academia da Saúde as pessoas devem procurar a Academia para fazer a avaliação com o Educador Físico, Nutricionista e Fisioterapeuta de segunda a sexta feira das 16 às 20h.

Atendimento - O horário de funcionamento da Academia com a presença dos profissionais é de segunda a sexta a partir das 16h, sendo que; ginástica supervisionada, nas terças e sextas; ginástica localizada na quarta, e aeróbica nas terças quartas e sextas. Quanto as avaliações com nutricionistas e educadores físicos são feitas todos os dias das 16h às 20h.

Estrutura Física - A academia conta com Espaço Interno composto por três salas; sala de convivência (local com diversos jogos interativos, de raciocínio entre outros como: xadrez, dama, dominó e outros); sala de apoio (onde são realizados os atendimentos técnicos, de orientação e avaliação pelos profissionais); sala de arquivo/almoxarifado; dois banheiros (feminino e masculino com espaço para banho); ambiente externo com equipamentos de ginástica de solo (como abdominal barra e outros, assim como espaço de aeróbica).

Maria Almeida/ASCOM 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.