Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno encerra com Workshop



Em continuidade as atividades da VII Semana Municipal da Amamentação que integra a 24º Semana Mundial, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de ontem um Work shop direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde, Profissionais dos CRAS - Centro de Referência em Assistência Social S e SESAI - Saúde indígena.

Realizada no auditório da Regional de Saúde, a capacitação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e encerrou as ações de mobilização da semana que iniciou no dia 01 de agosto. Durante este período diversas ações entre palestras, oficinas e atividades educativas com gestantes e mães amamentando foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, nos Cras e em Creches.

Para a Psicóloga do CRAS Santa Rita, Raquel Duarte, a palestra veio para sanar algumas dúvidas relacionadas ao tema discutido este ano na Semana de Incentivo ao Aleitamento – ‘Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos’. “Muito interessante e proveitoso o que foi explanado aqui, principalmente as questões relacionadas licença maternidade e ao intervalo para amamentação durante a jornada de trabalho”, observou ressaltando que estas capacitações proporcionam a multiplicação das informações visto que os profissionais podem trabalhar isso com seus públicos.

Sobre a temática, a Secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Conceição Formiga que esteve presente no evento representando sua pasta e a Secretária de Saúde conceição madeira, ressaltou: “A palestra do Dr Gulherme que é Advogado mostrou para nós os direitos que as trabalhadoras têm de amamentar no ambiente de trabalho e isso é muito salutar, pois vem para esclarecer e incentivar a garantia dos direitos das mulheres lactantes perante as intercorrências impostas por parte das empresas”.

Worksop                                                                              
Além da palestra sobre Legislação e Práticas de Proteção a Maternidade ministrada pelo Advogado e Técnico em Segurança do Trabalho, Guilherme Henrique de Almeida, o workshop contou ainda com mais duas palestras - uma sobre Amamentação e Desenvolvimento Infantil, ministrada pela Terapeuta Ocupacional Antonia Gledes Lima Silva e uma sobre ‘Técnicas de como realizar lactação no ambiente de Trabalho’, ministrada pela Nutricionista Jaisane Lobato; além de uma oficina de Shantala com orientada pela Fisioterapeuta Shirlene da Silva Vieira.

VII Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno
Sobre as atividades realizadas a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ressalta: “A Semana é comemorada mundialmente em mais de 129 países, mas antes em Imperatriz as mobilizações referentes a temáticas se concentravam apenas na maternidade. No entanto, o incentivo ao aleitamento materno se configura em um trabalho preventivo. Somente a partir da Gestão do Prefeito Madeira em é que se teve essa preocupação em promover ações nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, estamos comemorando em 2015 a VII Semana, graças ao emprenho do Prefeito e da Secretária Conceição Madeira que incentivam e promovem estas ações prevenção em saúde”. [Maria Almeida – ASCOM]






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.