Prefeitura inicia programações do Outubro Rosa em Imperatriz

Avanços na prevenção e tratamento do câncer no Município foram os destaques na abertura da mobilização




Com foco na prevenção do câncer, as ações do Outubro Rosa estão sendo desenvolvidas por meio parcerias com AMPARAE, Hospital São Rafael, Regional de Saúde e 50º BIS. A abertura oficial das atividades foi realizada na manhã de ontem (02), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença de centenas de mulheres que assistiram palestra sobre Câncer de Mama ministrada pelo médico e coordenador da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho. 

Dentro da temática discutida pelo oncologista, foram apresentados os fatores de risco e as formas de prevenção e tratamento da doença na Rede Pública de Saúde. Nesse sentindo, o coordenador expôs os avanços que já foram implementados pela SEMUS no que se refere aos serviços preventivos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e chamou a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer, que segundo ele tem 95% de chance de cura quando diagnosticado no início.

Um dos avanços citados pelo coordenador é que até o inicio do próximo ano, mais um dispositivo de tratamento de câncer estará a disposição dos imperatrizenses aqui mesmo na cidade. “Já recebemos visita dos representantes do Ministério da Saúde, e até o início de 2016 conteremos com o segundo UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Imperatriz que vai complementar o tratamento que já é feito hoje por meio do UNACON do Hospital São Rafael (custeado pelo Estado)”, afirma Gumercindo.

Sobre o “Outubro Rosa” Madeira destacou a importância dessa mobilização, ressaltando que anualmente milhões de mulheres morrem por causa da doença e enfatizou a necessidade da realização de exames preventivos periodicamente. Ele chamou atenção do auditório para essa problemática, mostrando como o câncer pode ser devastador, exemplificando com o caso que acompanha de perto – sua esposa Conceição Madeira que foi acometida com câncer de mama.

“Mesmo fazendo exames de seis em seis meses, Dra Conceição, minha esposa foi diagnosticada com câncer, isso vale de exemplo, porque todo sinal deve ser considerado um alerta e vale apena ser investigado. E é a través dos exames periódicos que se consegue descobrir a doença a tempo de tratá-la.  Imperatriz com todas as dificuldades, é uma das únicas cidades do Maranhão que oferece todas as condições para prevenção e tratamento do câncer”, ressaltou o Prefeito ao falar dos dispositivos oferecidos pelo município no combate ao câncer.

Avanços implantados na rede pública: Unidade Móvel Oncológica que atua na realização de consultas e exames preventivos do câncer de pele, cólo do útero, mama e da próstata; Ambulatório de Oncologia; Parceria com Hospital Aldenora Belo que disponibilizará capacitações na área de oncologia para todos os funcionários da rede municipal de saúde; Coordenação Municipal de Oncologia e Central de Registro do Câncer de mama que possibilita catalogação dos dados em relação à doença e um acompanhamento mais eficaz das pacientes. Entre os novos serviços citados, Dr. Gumercindo destacou o Serviço de mamografia exclusivo para rastreamento do câncer; Central de Regulação Municipal de Oncologia que possibilita o acompanhamento de consultas, exames e tratamento, evitando evasão da paciente. E ainda a implantação nos próximos meses da UNACON no Hospital Municipal Socorrão para realização de radioterapia, cirugias plásticas e cudiados paleativos.

Presenças no evento: A cerimônia contou com a presença do Prefeito Sebastião Madeira, do secretário Adjunto de Saúde, Arnaldo Alencar (representando Conceição Madeira), do Promotor de Justiça da Saúde Newton Belo, das coordenadoras do Programa Saúde da Mulher, Graça Dantas, da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista e do Programa Saúde do Homem, Amanda Rego; além das secretárias do Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro e de Políticas Públicas para Mulher, Conceição Formiga.  Participaram também a vereadora Fátima Avelino, a coordenadora de Atenção Básica da Regional de Saúde Maria Emídia Fonseca, a coordenadora da Auditoria Arrisane Falcão, representantes da Oncoradium e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.






Maria Almeida - ASCOM


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.