Cerca de 1.500 pessoas já foram atendidas este ano só no Plantão Odontológico de Imperatriz
Secretaria de Saúde informa que Plantão 24h nunca deixou de funcionar na cidade, como questiona a Câmara de Vereadores
“As planilhas de atendimento do Plantão Ondontológico enviadas ao Ministério da Saúde, para comprovação de gastos e demonstrativo dos procedimentos realizados, mostram claramente que os atendimentos de urgência e emergência estão acontecendo normalmente dentro da Rede Pública de Saúde, por meio dos Plantões 24h”, explica a coordenadora da Saúde Bucal do Município, Célia Noronha ao iniciar a entrevista que cedeu a reportagem na manhã de ontem (09).
Segundo a coordenação, vale esclarecer que o atendimento do Plantão Odontológico funciona 24h, sendo que diurnamente é disponibilizado à população atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), onde os usuários do Sistema Único de Saúde dispõem de profissionais para atendimento tanto de urgência e emergência, como de agendamento; e das 18h as 06h no Hospital Municipal.
“Nunca deixamos oferecer os plantões, passamos um tempo atendendo 24h nos CEO´s e desde setembro do ano passado retornamos o plantão noturno para HMI por questão de infraestrutura e da própria demanda atendida”, ressalta Célia Noronha ao mostrar uma planilha que continha dados dos plantões, tais como 5.353 pessoas atendidas com procedimentos odontológicos de urgência e emergência no ano de 2015 e 1.379 pessoas atendidas de janeiro a abril de 2016.
A planilha continha ainda a descrição dos procedimentos que foram realizados nesse período de tempo, entre eles, retirada de pontos, drenagem de abcesso, curetagem periapical, sutura e tratamento de hemorragia. De acordo com a secretária de Saúde, o Plantão Odontológico no HMI oferece melhores condições para o tratamento dessas intercorrências, bem como uma logística diferenciada para administração de medicamentos.
“As novas instalações do consultório onde é realizado o Plantão Odontológico permitem mais acessibilidade aos usuários, por estarem dentro do Pronto Socorro do município – referência em atendimento de urgência e emergência. Dentro do HMI ficamos mais centralizados e dessa forma oferecemos mais comodidade ao usuário do SUS”, acrescenta a secretária de Saúde Conceição Madeira.
Ela informa ainda que além da logística, o Hospital Municipal oferece também um suporte mais amplo no que e refere a espaço, medicamentos e materiais que estão disponíveis para os pacientes que utilizarem os serviços do Plantão Odontológico. “Vale ressaltar ainda que temos uma rede que conta com 70 Odontologistas servidores do município, sendo que 38 atendem nos Postos de Saúde, 29 nos CEO´s e 03 nos Plantões”, finaliza a secretária.
Assessoria

Nenhum comentário: