Unidade Móvel Oncológica da Prefeitura chega a Vila Ayrton Sena

Seguindo cronograma da Secretaria Municipal de Saúde os atendimentos no bairro iniciam dia 01 de setembro e seguem até o final do mês
O objetivo da Unidade é ampliar o acesso da população aos serviços preventivos

Essa é a vigésima primeira do ônibus, que já passou por 20 bairros atendendo diversas regiões de Imperatriz e levando aproximadamente 60 mil atendimentos aos moradores da zona urbana e rural da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o objetivo da Unidade é ampliar o acesso da população aos serviços preventivos do câncer, observando as demandas existentes em cada bairro, por isso a Vila Ayrton Sena foi a comunidade escolhida para receber a equipe este mês.

Com foco na prevenção e no combate a quatro tipos de câncer - colo do útero, mama, próstata e pele - a Unidade oferece consultas exames que visam diagnosticar a doença cada vez mais cedo. Os moradores do bairro e regiões circunvizinhas devem procurar o ônibus que está estacionado em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro (próximo a casa das irmãs canossianas) – onde permanecerá durante todo o mês de setembro.

“Os usuários do Sistema Único de Saúde que estão precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata, basta se dirigir até a Unidade Móvel com Identidade, comprovante de endereço e cartão SUS”, informa a coordenadora do Programa, Vilenice Batista, ao ressaltar que o horário de atendimento é das 7h às 11h30min e das 13h às 17h.

Quanto aos serviços disponibilizados vale ressaltar que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas as pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.

Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, os exames realizados na Unidade Móvel tem resultados emitidos no prazo de até quinze dias e são verificados pela coordenação de enfermagem. Os exames que tem resultados normais são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde de referência de seu bairro.

“A marca da Unidade é agilidade no atendimento, e a qualidade dos procedimentos oferecidos, em detrimento disso, os exames que têm diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente, e em caso de confirmação do câncer ele já inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município sem a necessidade de recorrer a agendamentos de consultas ou exames”, ressalta a secretária.

Conceição Madeira lembra que o Programa funciona há mais de dois anos em parceria com Governo Federal e já levou aproximadamente 60 mil atendimentos pelos bairros por onde passou. O Parque Alvorada é vigésimo bairro que a unidade atende. “Isso significa que estamos no caminho certo, facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos serviços disponibilizados pela SEMUS”, observa Conceição.

Vale destacar ainda que além das paradas mensais nos bairros, a equipe da Unidade Móvel já realizou atendimentos especiais em ações de saúde na Coquelândia, Olho D´água, Vila Conceição I e II, Centro Novo, Petrolina, Vila Davi II, Academia da Saúde  e Casa do Idoso.

BAIRROS VISITADOS:

1 - ITAMAR GUARÁ

2 - LAGOA VERDE

3 - CONJUNTO VITÓRIA

4 - VILA NOVA

5 - SANTA RITA (DUAS VEZES)

6 - VILA CAFETERIA

7 - CAMAÇARI

8 - CONJUNTO VITÓRIA

9 - SANTA RITA

10 - MILTON LOPES

11 - VILA LOBÃO

12 - CAEMA

13 - PARQUE AMAZONAS

14 - SÃO JOSÉ

15 - BOCA DA MATA

16 - NOVA IMPERATRIZ

17 - PARQUE ALVORADA

18 – CONJUNTO PLANALTO

19 – BEIRA RIO

20 – PARQUE ALVORADA


Maria Almeida [ASCOM]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.