Vacinação antirrábica será lançada dia 19 em Imperatriz

33 mil animais devem ser vacinados contra raiva 

 
Vacinação antirrábica será lançada dia 19; meta é vacinar 33 mil animais em Imperatriz

A campanha de vacinação antirrábica será deflagrada no próximo dia 19 (sábado) de novembro em Imperatriz. A informação foi prestada à reportagem pelo coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Henrique. 

Segundo ele, a meta é vacinar neste ano 33 mil animais, sendo 20 mil cães e 13 mil gatos. Serão disponibilizados 40 postos de vacinação em vários bairros de Imperatriz. 
“Todos os cães e gatos a partir de três meses de idade podem ser vacinados”, orienta ele, ao adiantar que doses da vacina estarão disponíveis a partir de quinta-feira (17) no Centro de Zoonoses de Imperatriz, localizado no bairro Conjunto Vitória. 

Paulo Henrique assinalou que a campanha de vacinação antirrábica mobilizará 400 colaboradores durante o sábado, o grande dia “D”. E avisou que após a realização da campanha na área urbana será iniciada a vacinação de animais na zona rural do município.

Ele diz que a raiva é causada por vírus que acomete cães, gatos e seres humanos. É uma doença que não tem cura. “O animal e o homem acometido por essa doença infelizmente vão a óbito. É uma doença cem por cento letal”, acrescenta. 

O coordenador do Centro de Zoonoses de Imperatriz alerta que “a única forma de prevenir a doença é através da vacinação antirrábica”. “Em nossa cidade não tivemos casos de raiva humana; apenas o registro de um animal (cão) infectado pela doença”, explica. 

Zoonoses – Quem deixar de vacinar os animais durante a campanha no próximo dia 19 (sábado), doses da vacina estarão disponíveis a partir do dia 21 (segunda-feira) na unidade do Centro de Zoonoses, no Conjunto Vitória.




Gil Carvalho [ASCOM]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.