Saúde Mental de Imperatriz comemora avanços

Profissionais de saúde de Imperatriz debatem saúde mental em Brasília
Promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, o encontro contou com a participação de 350 profissionais de todo o país, incluindo representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde

Imperatriz foi representado no I Encontro Nacional do Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na área de saúde mental, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília-DF. O município foi representado pelo grupo de atividades intercambistas, entre eles: Cássia Vilella (Ativadora de Rede); Francisco Patrício (Intercambista) e Alberto Clézio Sousa Oliveira (Gestor).  O encontro contou com a participação da delegação de imperatriz, que estava no grupo de Linha de Atenção à Crise que faz parte do projeto, juntamente com os municípios de Icó/CE, Jacobina/BA, Palmas/TO, Itaúnas/MG e Resende/RJ.
Para a secretária de Saúde do Município, Conceição Maria Soares Madeira, trabalhar e investir em políticas que melhorem o fortalecimento da rede de saúde mental no município é uma das prioridades da atual administração. “O RAPS foi um evento importantíssimo e que deve ser continuado pelos próximos gestores, pois sempre trabalhamos todos os esforços para melhorar a qualidade de vida na saúde pública do município, sobretudo, na saúde mental.”, destaca a secretária.
Quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo Governo Municipal, a secretária disse; “É uma satisfação ver que os trabalhos  desenvolvidos pela gestão municipal tenha relevância no panorama nacional, para nós é gratificante”.
O gestor de saúde mental em Imperatriz, Alberto Clézio explica que o encontro possibilitou um espaço de interação e troca de experiências entre todos os  profissionais da RAPS que estavam presentes, falando de suas experiências exitosas e para os profissionais de saúde de imperatriz,  com a formação continuada,  intercambio municipal, matriciamento por território, abordagem sobre o linha do cuidado, entre outras ações que trouxeram grandes avanços para o município . “O encontro teve com objetivo discutir por meio de trocas de experiências todos os projetos implantados pelo Ministério da Saúde, voltado exclusivamente para a saúde mental” explicou.
O evento foi realizado pela (FIOCRUZ/Brasília), em parceria com a Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – CGMAD do Ministério da Saúde. Tem com objetivo estabelecer os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais abrangidos pelos efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.

Francisco Lima
ASCOM

Legenda:



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.