Governo orienta para importância dos cuidados com a saúde vocal

Para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta sobre cuidados com a voz. A ação foi organizado pelas fonoaudiólogas do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM).

Entre as orientações das profissionais do HCM, Lidiane Ferreira Dantas, Camila Rolim e Ana Carolina Sousa, estão a ingestão de água em temperatura ambiente, evitar falar demasiadamente em ambientes ruidosos, pois favorece o aumento no volume da voz, evitar alimentos condimentados, lactose, chocolate e café, principalmente naqueles dias em que a voz será muito utilizada. 

“Em relação aos alimentos, os condimentados podem causar refluxo, o que irrita a laringe alterando a voz. Já chocolates e o leite deixam a saliva mais grossa, dificultando a fala. Uma orientação, benéfica não só em relação à voz, mas para todo o corpo, é beber pelo menos dois litros de água todos os dias”, explicou Ana Carolina. 

Uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas também favorece uma boa saúde vocal. É importante reduzir a quantidade da fala durante os períodos de gripe e crises alérgicas, como forma de poupar a voz. E evitar o álcool em excesso e o fumo também.

Além disso, é preciso estar atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar e engolir, falhar na voz, mudança no tom, pigarro ou rouquidão.  “Caso se perceba alterações consideráveis na fala e na voz é importante procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista”, informou Camila Rolim. 

Atuação no HCM 

Segundo a fonoaudióloga Lidiane Dantas, o trabalho na Unidade de Terapia Intensiva do HCM envolve o acompanhamento dos pacientes que sofrem com a disfagia, que é a dificuldade de engolir. Esse sintoma pode ter sido causado por diversos fatores, como traumas na região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer de cabeça e pescoço. O tratamento é individualizado, pensado nas necessidades de cada paciente, variando de caso a caso. 

“O profissional é capacitado para atuar no processo de reabilitação das sequelas vocais, é ele que identifica as alterações em pacientes que sofreram sequelas, incluindo as dificuldades na fala e na linguagem também, por isso a importância do trabalho do fonoaudiólogo dentro do ambiente hospitalar, integrado com a equipe multiprofissional”, ressaltou Lidiane Dantas. 

Dia Mundial da Voz 

A data foi criada no Brasil em 1999 e passou a fazer parte do calendário Mundial da Saúde em 2003, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.